segunda-feira, 29 de outubro de 2012


PONTO DE VISTA
Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
- Esta história já começou com um erro - disse a Vírgula.
- Ora, por quê? - perguntou o Ponto de Interrogação.
- Deveriam me colocar antes da palavra "quando" - respondeu a Vírgula.                                                                                                        
- Concordo! - disse o Ponto de Exclamação. - O certo seria: "Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
- Viram como eu sou importante? - disse a Vírgula.
- E eu também - comentou o Travessão. - Eu logo apareci para o leitor saber que você  estava falando.
- E nós? - protestaram as Aspas. - Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
- O mesmo digo eu - comentou o Dois Pontos. - Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
- Estamos todos a serviço da boa escrita! - disse o Ponto de Exclamação. - Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
- Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase - disseram as Reticências. - Ou dar margem para outras interpretações...
- É verdade - disse o Ponto. - Uma pontuação errada muda tudo.
- Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" - disse o Ponto de Interrogação - é apenas uma pergunta, certo?
- Mas se eu aparecer no seu lugar - disse o Ponto de Exclamação - é uma certeza: "A guerra começou!"
- Olha nós aí  de novo - disseram as Aspas.
- Pois eu estou presente desde o comecinho - disse o Travessão.
- Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois - disse o Ponto e Vírgula. - E aí entro eu.
- O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz - disse a Vírgula.
- Então, que nos usem direito! - disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.
João Anzanello Carrascoza





1. Que sinal de pontuação disse ser o mais importante por aparecer desde o início da história? Por quê?
2. Durante a maior parte do texto, os sinais de pontuação discutiam uns com os outros. Qual é o motivo da discussão?
3. Em um momento do texto, o Ponto de Exclamação explicou qual é, na verdade, o dever dos sinais de pontuação. Segundo o texto, qual é, então, o dever de todos os sinais?
4. O que o Ponto de Exclamação quis dizer com “se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão”?
5. Baseando-se no texto e em seus conhecimentos, responda para que serve:
a) o ponto final?
b) o ponto de interrogação?
c) o ponto de exclamação?
d) os dois pontos?
e) as aspas?
f) o travessão?
g) a vírgula?
h) o ponto e vírgula?
i) as reticências?
6. Dentre esses pontos, quais são os que nos auxiliam a reportar um diálogo?
7. Retire do texto um fragmento de diálogo que exemplifique sua resposta anterior.
8. Leia a piada abaixo e pontue-a, corretamente, de acordo com os sinais aprendidos.
O pai perguntou ao filho
Você está gostando da escola
O menino respondeu
Não
E o pai perguntou novamente
Por que não
Porque a professora não sabe nada
Como assim
É que a professora pergunta tudo para a gente

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ortografia


1- Indique a opção em que as três palavras estão grafadas corretamente:
a. Infernizar – radicalisar – catequisar
b. Avareza – pobreza – palidês
c. Atrazado – economisar – paralizar
d. Flecha – pretencioso – franceses
e. Escassez – limpidez – rapidez
2- Aponte o duplo erro ortográfico:
a. Escassez – limpidez
b. Realizar – catequizar
c. Flexa – mixto
d. Espontâneo – estranjeiro
e. Pretensão – exceção
3- Aponte o par que registre um erro de ortografia:
a. Privilégio – Geologia
b. Lijeiro – estrangeiro
c. Genro – honra
d. Misto – mistura
e. Pesquisar – analisar
4- Aponte a única sequência totalmente incorreta:
a. Empuxo – rouxinol – enxada
b. Excepcional – excesso – excessão
c. Contexto – extensão – extensivo
d. Realizar – agonisar – civilizar
e. Pretenção – compreenção – ascenção
5- Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
a. Assessores – exceção – incansável
b. Pretencioso – aspéctos – sossego
c. Excessivo – espontâneo – obseção
d. Quiserem – essência – impecílio
e. Obscecado – reinvidicação – repercussão
6- Preencha com x ou ch:
___ingar, _____iste, en____aqueca, mo____ila, ca____umba
a. ch – ch – ch – x – x
b. x – x – x – x – x
c. x- ch – x – ch – ch
d. x – ch – x – ch – x
e. x – x – x – cha – x
7- “Pedro e João apesar da antiga __________ sentaram-se juntos à mesa, comeram __________ E, depois, tomaram uma ________ de café. No entanto, não houve _________ de reconciliá-los.”
A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
a. rinxa – canjica – chicara – jeito
b. rinxa – canjica – xícara – geito
c. rixa – cangica – xícara – jeito
d. rixa – canjica – xícara – jeito
e. rixa – cangica – chícara – jeito
8- Assinale a frase de grafia incorreta:
a. Há necessidade de fiscalizar bem as provas.
b. A obsessão é prejudicial ao discernimento.
c. A pessoa obsecada nada enxerga.
d. Exceto Paulo, todos participaram da organização dos trabalhos.
e. Súbito, um rebuliço: a confusão era total.
09- Assinale a alternativa que preencha os espaços com a palavra grafada corretamente:
“Não se recebem mais ___________ de regalia. O _____________ entre os grupos levou-os à ___________ de todos os ____________”.
a. Excessos – consenso – extinção – privilégios
b. Exceçois – concenso – extinção – privilégios
c. Escessos – consenso – extinção – privilégios
d. Escessos – consenso – extinsão – previlégios
e. Exceços – consenso – extinção- previlégios
11- Assinale a alternativa que contém erro de grafia:
a. Herege – extático – montês
b. Extensão – destro – ironizar
c. Bueiro – despender – imersão
d. Empecilho – faxina – consenso
e. Excêntrico – pretensioso – excassez
10- Indique a alternativa em que todos os espaços devem ser preenchidos com a letra j:
a. o___eriza – cafa este – ___ente – gara___em
b. gor___eta – ultra___e – la___es – laran___eira
c. man___ericão – ___eito – here___e – verti___em
d. ti___ela – em___eitar – ___ ma___estade – vir___em
e. mon___e – lambu___em – boba___em – can___ica
11- Assinale a relação em que todas as palavras devem ser escritas co a letra indicada entre parênteses:
a. ___afariz – pra___e – me___er – Ca___imbo – en___ada (x)
b. pr___vilégio – ele distribu___ – discr___ção -___mpecilho – quas___ (i)
c. ma___iço – obse___ão – a___ucena – distor___ão (ç)
d. gor___eio – ultra___e – ___íria – ri___eza – re___eitar (j)
e. o jeri___a – finali___ar – prima___ia – sensate___ – bu___ina
12- Só não se completa com s:
a. improvi___ar
b. arra___ar
c. improvi___o
d. atra___ar
e. rego___ijo
13- Aponte a alternativa em que os termos estão corretamente grafados:
a. genitor – sugeitar – lajota – logista
b. laranja – lage – lajota – sujeito
c. laranja – alojamento – jesto – jestão
d. gestão – gesto – sujeito – sugeitar
e. laranja – laje – lajota – sujeito
14- indicar a vogal que completa corretamente os vocábulos:
a. I: d___stilar – pr___vilégio – cr___ação – ___sentaria
b. E: quas___ – ___mpecilho – cand___eiro – crân___o
c. O: cap___eira – g___ela – b___eiro – b___lir
d. U: táb___a – jab___ticaba – ch___isco – b___liçoso
e. I: s___quer – efetu___ – cr___ador – pát___o
15- “A mulher e os filhos (…) que se ajeitassem sozinhos.” Normalmente, escrevemos j antes de ei, o que, no entanto, não é uma regra categórica.
Assinale a sequência onde há emprego(s) indevido(s) de j:
a. gorjeio – jeito – trejeito
b. viajeiro – lisonjeiro – lijeiro
c. brejeira – nojeira – sujeira
d. queijeiro – laranjeiro – cervejeiro
e. granjeiro – lajeiro – igrejeiro
16- Em que caso todos os vocábulos são grafados com x?
a. __ícara – __ávena – pi__e – be__iga
b. __enófobo – en__erido – en__erto – __aveco – __epa
c. li__ar – ta__ativo – sinta__e – bro__e
d. bre__a – ni__o – em__ova – em__ergam
e. ê__tase _ e__torquir – __u__u – __ilrear
17- Há erro(s) de grafia na alternativa:
a. empecilho – crânio – sequer
b. terebintina – impigem – vultoso
c. previlégio – desinteria – polir
d. destilar – tossir – arrepiar
e. cumeeira – entronizar – molambo
18- Assinale a única alternativa que não apresenta erro de ortografia:
a. Indo atrás de uma esplêndida profissão, ele quis realizar-se.
b. Indo atráz de uma esplêndida profissão, ele quis realizar-se.
c. Indo atrás de uma explêndida profissão, ele quis realizar-se
d. Indo atrás de uma esplêndida profissão, ele quiz realizar-se.
e. Indo atrás de uma esplêndida profissão, ele quis realisar-se.
19- Assinale a única alternativa que não apresenta erro de ortografia:
a. Regina quis fazer uma viagem, mas o alforge que ia levar causava-lhe chacota por parte de conhecidos.
b. Regina quis fazer uma viajem, mas o alforge que ia levar causava-lhe chacota
por parte de conhecidos.
c. Regina quis fazer uma viagem, mas o alforje que ia levar causava-lhe chacota
por parte de conhecidos.
d. D- Regina quis fazer uma viagem, mas o alforge que ia levar causava-lhe
chacota por parte de conhecidos.
e. Regina quis fazer uma viagem, mas o alforge que ia levar causava-lhe chacota por parte de conhecidos.
20- Que frase apresenta um ou mais vocábulos escritos incorretamente?
a. Aos dezessete anos de idade, Aluísio já era extremamente extravagante.
b. Ao marquês e a toda a sua comitiva foi oferecido um esplêndido banquete.
c. Atualmente, as língua estrangeiras são ensinadas através de processos
audiovisuais.
d. A dispensa de alguns funcionários da seção de pessoal causou dissensão entre
os diretores.
e. Homem pretencioso, o ministro não conseguia disfarçar sua inexgotável presunção



Poema




                          


   Leia o texto a seguir.
O Amor
O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p´ra ela,
Mas não lhe sabe falar.

Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
P´ra saber que a estão a amar!

Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!
Fernando Pessoa.

Sobre o texto, responda às questões:

5) Que tipo de gênero textual você identifica no texto?
_____________________________________________________________________________

6) Como se identifica um poema? _____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________

7) Releia a primeira estrofe do poema e responda: o que o poeta quis expressar?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________


8) Assinale o item que traz a ideia principal do texto.

(    ) O amor não tem limites.
(  ) A dificuldade de expressar o amor.
(    ) A ingratidão do amor.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012


Concordância Nominal -               

Questões:

1.Leia a reprodução de parte de um anúncio, publicado no caderno de classificados de um jornal paulistano em 05/9/1999.

              Gerentes de loja

Requisitos:
· Experiência mínima de 2 anos em gerência
·   Sexo feminino
 ·  Idade entre 25 e 35 anos
 ·  Nível universitário
 ·  Usuária de computador
Salário excepcional
Os interessados deverão enviar currículos com foro ou preencher ficha na Rua....., nº.....São Paulo – SP- Cep......
                                                Recursos Humanos

     












Esse anúncio apresenta um erro de concordância nominal em:

  1. Os interessados deverão enviar
  2. Idade entre 25 e 35 anos
  3. Gerentes de loja
  4. Nível universitário
  5. Experiência mínima de 2 anos em gerência

2. Com base na sua resposta à questão anterior, faça o que se pede:

  1. Explique em que consiste o erro de concordância nominal do anúncio.
  2. Reescreva o trecho problemático de maneira correta.

3. Tendo em vista as regras de concordância, decida qual(ais) forma(s) entre parênteses pode(m) completar os enunciados:

  1. As ações e manias geralmente (questionados/questionadas)
  2. Vocabulário e expressões restritamente (utilizados/utilizadas)
  3. Críticas e objeções completamente (infundados/infundadas).
  4. Grupos e pessoas economicamente (diferenciados/diferenciadas)
  5. Talento e originalidade igualmente (desejados/desejadas)

4. Em uma seção de frases, publicada em revista de grande circulação, apareceu a seguinte declaração do cantor Fábio Júnior:
“A gente não está sozinha no universo, e os seres humanos não são o top de linha da civilização.”
        Época.n213,17 jun.2002.

  1. É possível identificar, na fala do cantor, um problema de concordância nominal. Qual é ele?
  2. Reescreva o trecho de modo a corrigir o problema identificado.
  3. Faça uma hipótese explicativa para o deslize cometido por Fábio Jr.

Para as questões de 5 a 9, adote o seguinte código:
    1. se apenas a sentença I estiver correta
    2. se apenas a sentença II estiver correta
    3. se apenas a sentença III estiver correta
    4. se todas estiverem corretas
    5. se nenhuma estiver correta

5.I.    O livreto segue anexo à  carta.   ___________
      II.   Seguem anexo os livretos.
      III. Vai incluso à carta a minha procuração.

6.   I.     Estão incluso os meus documentos.       _______________
      II.    Vão anexo à  procuração os meus documentos.
      III.   Vai incluso à  carta a minha fotografia.
                  
               7.   I.       Ela mesmo disse:  obrigado.     _____________
                           II.      Ela próprio falou: obrigado.
     III       Muito obrigado, respondeu a baronesa.
           
             8.   I.      Bastantes pessoas faltaram à reunião. _________________
                          II.     Eles faltaram bastantes vezes.
    III.    Não tinham bastantes motivos para faltar.
   
                  9.  I.       Ainda meia preocupada, ela ausentou-se. _____________
    1. Quando ele a chegou, a porta estava meia aberta.
    2. Ela andava meia aborrecida com o resultado.


10. Assinale a alternativa em que meio funciona como advérbio.
a.Fica no meio do quarto.
b.Quero meio quilo.
c.Está  meio triste.
d.Achei o meio de encontrar-te.
e. n.d.a.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Texto Dissertativo


1. Um texto dissertativo tem como agente principal:
Um narrador.
Um observador.
Um argumentador.
Uma personagem.
 2. Verificamos, em um texto do modo narrativo uma centralização do conteúdo em:
Seres e objetos;
Ações ou acontecimentos;
Opiniões;
Argumentos.
3.A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. È esta a emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e arte. O homem que  desconhece esse encanto, incapaz de sentir admiração e estupefação, esse já está, por assim dizer, morto, e tem os olhos extintos. [...]
Saber que existe algo insondável, sentir a presença de algo profundamente racional, radiantemente belo, algo que compreendemos apenas em forma rudimentar __ esta é a experiência que constitui a atitude genuinamente religiosa. Neste sentido, e neste sentido somente, eu pertenço aos homens profundamente religiosos.
a)O texto tem uma predominância da narração.
b) O texto tem predominância da dissertação.
c) O texto tem predominância da descrição.
d) O texto é do gênero lírico.

Na questão 5, numere os períodos de modo a constituírem um texto coeso e coerente e, depois, indique a sequência numérica correta.


(      ) Por isso era desprezado por amplos setores, visto como resquício da era do capitalismo desalmado.
(      ) Durante décadas, Friedman - que hoje tem 85 anos e há muito aposentou-se da Universidade de Chicago - foi visto como uma espécie de pária brilhante.
(      ) Mas isso mudou; o impacto de Friedman foi tão grande que ele já se aproxima do status de John Maynard Keynes (1883-1945) como o economista mais importante do século.
(      ) Foi apenas nos últimos 10 a 15 anos que Milton Friedman começou a ser visto como realmente é: o mais influente economista vivo desde a Segunda Guerra Mundial.
(      ) Ele exaltava a ‘liberdade’, louvava os ‘livres mercados’ e criticava o 'excesso de intervenção governamental.’
(Baseado em Robert J. Samuelson, Exame, 1/7/1998)

6-  Sobre resumo, é correto afirmar que:
É necessário o esclarecimento de dúvidas de vocabulário do texto original para se fazer um bom resumo.
Um bom resumo tem no máximo 15 linhas.
A leitura do texto original precisa ser feita de forma rápida para se captar imediatamente o que realmente importa nos parágrafos.
É necessário transcrever o texto original, mas suprimindo aquilo que não é importante.

Formação de Palavras


1- As palavras sapataria, desligar, jogador e esfarelar são formadas respectivamente por:

(a) sufixação – prefixação – sufixação –  derivação. Parassintética
(b) sufixação – sufixação – sufixação – sufixação
(c) prefixação – prefixação – sifixação – derivação. Parassintética
(d) prefixação – sufixação – sufixação – derivação parassintética

 02. (FESP-SP) Considerando o processo de formação de palavras relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Prefixação                     (   ) desencanto
(2) Prefixação e sufixação  (   ) narrador
(3) Sufixação                      (   ) infinitamente

03) Identifique o processo se formação destas palavras:

a) portuguesa ______________________________
b) desmanchada ____________________________
c) antigamente _____________________________
d) envelhecimento __________________________
4-  Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo  processo:

a) ajoelhar / antebraço / assinatura  
b) atraso / embarque / pesca
c) o jota / o sim / o tropeço
d) entrega / estupidez / sobreviver  
e) antepor / exportação / sanguessuga
5. Em qual dos exemplos abaixo está  presente um caso de derivação parassintética?

a) Lá vem ele, vitorioso do combate.
b) Ora, vá plantar batatas!
c) Começou o ataque.
d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.
e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.

 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Vuvuzela, não!

A vuvuzela, o símbolo da Copa da África do Sul, cujo ruído multiplicado lembra o barrir de uma manada de elefantes, incomoda muita gente e faz mal à saúde. Especialistas da Universidade de Pretória comprovaram o risco de perda da audição em exposições prolongadas. Em estudo recente, na véspera do Mundial, eles examinaram onze voluntários antes e depois de uma partida de futebol com público de 30.000 pessoas. A investigação detectou, em todos os testados, “significativa redução da capacidade auditiva”.

Nos estádios, é péssimo. Pela televisão, pior. A empresa contratada pela Fifa para gravar os jogos decidiu filtrar parcialmente o som. Mas dura é  a vida de quem não pode controlar o áudio.

ALTMAN, Fábio. Vuvuzela, não! Veja, São Paulo: Abril, p. 92, ano 43, no 25, 23 jun. 2010. [adaptado]

01) Com base no texto, indique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as afirmativas abaixo.

(     ) Um grande número de elefantes faz um barulho semelhante ao da vuvuzela.
(    ) A pesquisa demonstrou que todas as pessoas que assistiram aos jogos da Copa da  
        África do Sul tiveram redução da capacidade auditiva.
(     ) Tanto nos estádios quanto nas televisões foi possível filtrar o som das vuvuzelas.
(     ) Na África, os elefantes incomodam muita gente pelo seu tamanho e barulho.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. (   ) V – V – F – V     b. (  ) V – F – V – V     c. (   ) V – F – F – F     d. (  ) F – V – F – F
02) Assinale a alternativa cuja resposta encontra-se no texto.

(a) Qual é o símbolo da África?
(b) Qual foi a empresa contratada pela Fifa para filtrar o som das vuvuzelas?
(c) Em qual estádio ocorreu a partida de futebol com 30.000 pessoas?
(d) Especialistas de qual universidade comprovaram o risco de perda da audição em

      exposições prolongadas?



03) Assinale a alternativa que apresenta a ideia de “aumento de intensidade”.

(a) muita gente      (b) perda da audição    (c) controlar o áudio     (d) ruído multiplicado





















Leia o texto abaixo para responder as questões de números 4 a 6.



Folclore é mais do que se imagina



No calendário, o folclore tem data marcada para ser lembrado: dia 22 de agosto. E na vida das pessoas, quando ele acontece?

O folclore diz respeito à vida de cada um de nós, já que pertencemos a grupos sociais que levam adiante costumes, saberes e valores. Da mais simples receita culinária ao mais complexo ritual de casamento, tudo é compartilhado por um grupo e levado adiante com o passar do tempo e das gerações. Isso acontece somente por uma razão: essas tradições continuam a fazer sentido, inclusive para os mais jovens.


04) Após leitura e compreensão do texto, podemos concluir que:



(a) As tradições folclóricas não fazem mais sentido para os jovens.

(b) O folclore não deve ser comemorado apenas no dia 22 de agosto.

(c) O folclore está relacionado aos nossos costumes, saberes e valores.

(d) Uma receita de comida nem sempre pertence ao folclore.



05) Por que o folclore permanece existindo ao longo das gerações?



(a) Porque o folclore vai desde a mais simples receita culinária ao mais complexo ritual de

      casamento.

(b) Porque as tradições permanecem fazendo sentido para as pessoas.

(c) Porque ele tem data certa para ser lembrado.

(d) Porque ele diz respeito à vida de cada um de nós.



06) No trecho: “... tudo é compartilhado por um grupo e levado adiante com o passar do tempo e das gerações.”, a palavra “adiante” pode ser substituída, sem alterar o sentido da oração, por:



(a) Para cima.        (b) Em frente.        (c) Na medida em que.        (d) Antes.



Leia o texto:



O hábito da leitura



“A criança é o pai do homem”. A frase, do poeta inglês William Wordsworth, ensina que o adulto conserva e amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando criança. Tudo que se torna um hábito dificilmente é deixado. Assim, a leitura poderia ser uma mania prazerosa, um passatempo.

Você, coleguinha, pode descobrir várias coisas, viajar por vários lugares, conhecer várias pessoas, e adquirir muitas experiências enquanto lê um livro, jornal, gibi, revista, cartazes de rua e até bula de remédio. Dia 25 de janeiro foi o dia do Carteiro. Ele leva ao mundo inteiro várias notícias, intimações, saudades, respostas, mas tudo isso só existe por causa do hábito da leitura. E aí, vamos participar de um projeto de leitura?

CORREIO BRAZILIENSE, Brasília, 31 de janeiro de 2004, p. 7.



07) No trecho “Ele leva ao mundo inteiro” (linha8), a palavra sublinhada refere-se ao

(A) carteiro.           (B) jornal.           (C) livro.           (D) poeta.


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

MENSAGEM 

Aos Alunos... 


Que neste ano de estudos você possa buscar novas informações, conhecimentos e saberes, aprimorando qualidades e qualificação para a sua formação de vida e o melhoramento pessoal e profissional, almejando uma perspectiva de um amanhã melhor, pois “o futuro pertence aos que acreditam na beleza dos seus sonhos”. Que você entenda que necessita se “abrir para as experiências do pensamento e do coração. Aprender a ‘ler o mundo’, imaginar, pensar alto, fazer devaneios, criar interferências, pensar e agir. Decorar não é tudo”. Que você faça “da aprendizagem uma experiência agradável, criador de ideias, incentivar o pensamento, a ‘visão de mundo’, agregar cada vez mais, a escrita, a leitura, a imagem, e com isto, a visão e a audição dão ‘asas à imaginação’, à criatividade” (Profa. Marlete Dacoreggio). Que você “corra mais riscos, para obter novas conquistas. Enfrente perigos, para valorizar a vida. Busque novos caminhos, para chegar ao destino. Enfrente novas batalhas, para saborear outras vitórias. Derrame lágrimas, para fortalecer o sorriso. Faça escolhas diferentes, para descobrir o sentido da vida”. Que você sempre tenha em mente que “uma nação se faz com homens (mulheres) e livros”, onde “os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”. Crie o gosto e o hábito permanente da boa leitura. Que sua finalidade específica seja sempre ser um cidadão empreendedor, crítico, criativo e ético. Esta é a sua obrigação e o seu desafio. Disposição é a palavra-chave. Amigo estudante... Êxito, sucesso e felicidade na caminhada de seus ideais. Participe da construção de uma sociedade mais cidadã e justa.