segunda-feira, 29 de outubro de 2012


PONTO DE VISTA
Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
- Esta história já começou com um erro - disse a Vírgula.
- Ora, por quê? - perguntou o Ponto de Interrogação.
- Deveriam me colocar antes da palavra "quando" - respondeu a Vírgula.                                                                                                        
- Concordo! - disse o Ponto de Exclamação. - O certo seria: "Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
- Viram como eu sou importante? - disse a Vírgula.
- E eu também - comentou o Travessão. - Eu logo apareci para o leitor saber que você  estava falando.
- E nós? - protestaram as Aspas. - Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
- O mesmo digo eu - comentou o Dois Pontos. - Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
- Estamos todos a serviço da boa escrita! - disse o Ponto de Exclamação. - Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
- Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase - disseram as Reticências. - Ou dar margem para outras interpretações...
- É verdade - disse o Ponto. - Uma pontuação errada muda tudo.
- Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" - disse o Ponto de Interrogação - é apenas uma pergunta, certo?
- Mas se eu aparecer no seu lugar - disse o Ponto de Exclamação - é uma certeza: "A guerra começou!"
- Olha nós aí  de novo - disseram as Aspas.
- Pois eu estou presente desde o comecinho - disse o Travessão.
- Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois - disse o Ponto e Vírgula. - E aí entro eu.
- O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz - disse a Vírgula.
- Então, que nos usem direito! - disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.
João Anzanello Carrascoza





1. Que sinal de pontuação disse ser o mais importante por aparecer desde o início da história? Por quê?
2. Durante a maior parte do texto, os sinais de pontuação discutiam uns com os outros. Qual é o motivo da discussão?
3. Em um momento do texto, o Ponto de Exclamação explicou qual é, na verdade, o dever dos sinais de pontuação. Segundo o texto, qual é, então, o dever de todos os sinais?
4. O que o Ponto de Exclamação quis dizer com “se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão”?
5. Baseando-se no texto e em seus conhecimentos, responda para que serve:
a) o ponto final?
b) o ponto de interrogação?
c) o ponto de exclamação?
d) os dois pontos?
e) as aspas?
f) o travessão?
g) a vírgula?
h) o ponto e vírgula?
i) as reticências?
6. Dentre esses pontos, quais são os que nos auxiliam a reportar um diálogo?
7. Retire do texto um fragmento de diálogo que exemplifique sua resposta anterior.
8. Leia a piada abaixo e pontue-a, corretamente, de acordo com os sinais aprendidos.
O pai perguntou ao filho
Você está gostando da escola
O menino respondeu
Não
E o pai perguntou novamente
Por que não
Porque a professora não sabe nada
Como assim
É que a professora pergunta tudo para a gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário