sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Texto Instrucional


Balas para Crescimento
INFORMAÇÕES AO PACIENTE: Este medicamento deve ser mantido ao alcance de crianças, adultos e idosos para ser usado sempre que necessário.
APRESENTAÇÃO: Pacote com 50 balas coloridas.
COMPOSIÇÃO: Cada bala contém ingredientes em grandes dosagens.
Amizade........................................mg de verdade
Amor..............................................mg incondicional
Beleza.............................................mg do coração
Esperança......................................mg de determinação
Fé....................................................mg da alma
Fraternidade.................................mg de compaixão
Humildade....................................mg de simplicidade
Companheirismo..........................mg de boas atitudes
Outras virtudes............................mg sem limites
INDICAÇÕES:
Bala rosa – traz para você a simpatia das pessoas à sua volta.
Bala branca – acalma a agitação e garante a paz.
Bala vermelha – combate o desânimo.
Bala verde – é vacina para quem estiver aborrecido e magoado.
Bala amarela – ajuda a pensar na solução de problemas.
Bala azul – acalma, reforça o bem-estar e o sossego.
CONTRA INDICAÇÕES: Pessoas egoístas e mesquinhas que não se dão a oportunidade de mudar.
REAÇÕES ADVERSAS: Pode causar dependência. Durante o tratamento, o paciente poderá apresentar sintomas de bem-estar e verificar que está se tornando uma pessoa melhor.
POSOLOGIA: Crianças, ingerir uma bala diferente uma vez por dia. Adultos, ingerir todas as balas duas vezes por dia.
VALIDADE: Agora e sempre.



1. Esse tipo de texto serve para:
a) (     ) instruir e informar.                                                         
b) (     ) instruir e divertir.
c) (     ) instruir e partilhar um sentimento.
d) (     ) instruir e divulgar algo.
2. No texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica:
a) (     ) as situações contra indicadas no medicamento.
b) (     ) os componentes que fazem falta ao homem.
c) (     ) os elementos que formam o medicamento.
d) (     ) os produtos que causam aborrecimentos.
3. Quem pode usar esse medicamento?
a) (     ) Pessoas egoístas e mesquinhas.
b) (     ) Todas as pessoas.
c) (     ) Pessoas que não se dão a oportunidade de mudar.
d) (     ) Pessoas que querem viver melhor.
4. Como os adultos devem tomar essa medicação?
a) (    )  Ingerir  três vezes ao dia, duas balas
b) (    ) Ingerir duas vezes ao dia uma bala
c) (    ) Ingerir uma bala , uma vez ao dia
d) (    ) Ingerir todas as balas, duas vezes ao dia
5. “Bala rosa – traz para você a simpatia das pessoas à sua volta”. Nessa frase, as palavras em destaque indicam:
a) (     ) 1º pessoa.
b) (     ) 2ª pessoa.
c) (     ) 3ª Pessoa
d) (     ) 1ª e 2ª Pessoa

60 comentários:

  1. Amei o texto,muito bom, será que você poderia postar o gabarito?

    Obrigada e Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o texto, vou fazer uma bela dinâmica com a minha turma.

      Quanto ao gabarito o pronome de tratamento você se refere a 2 pessoa, o interlocutor do texto, o pronome possessivo sua, apesar de representar a 3 pessoa gramatical, também se refere ao interlocutor, portanto ambos são 2 pessoa.

      Excluir
    2. Amei o texto, vou fazer uma bela dinâmica com a minha turma.

      Quanto ao gabarito o pronome de tratamento você se refere a 2 pessoa, o interlocutor do texto, o pronome possessivo sua, apesar de representar a 3 pessoa gramatical, também se refere ao interlocutor, portanto ambos são 2 pessoa.

      Excluir
  2. Tem como você enviar o gabarito para eloizasansil@gmail.com
    O0brigada!

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto! será possivel o gabarito? iracidacosta@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! se possível envie o gabarito para: irinaldojose2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. PERFEITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  6. Também adorei!!! Posso conhecer o seu gabarito para verificação? anapaula0030@terra.com.br
    Ficarei muito grata. Parabéns pela publicação.

    ResponderExcluir
  7. passa o gabarito jonhfilipe2016@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Alguém tem o gabarito. Manda por favor para meu email ...patricia.bitencourt83@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. ótimo... alguém pode me enviar o gabarito...josyns_ms@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Alguém pode me enviar o gabarito. bellinhaaa_girl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. envia o gabarito dessa atividade para o meu email. elianekarolyne01@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse texto. Gostaria que alguém por gentileza me enviasse o gabarito pelo meu email: barrosoedlene@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse texto. Gostaria que alguém por gentileza me enviasse o gabarito pelo meu email: barrosoedlene@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de receber o gabarito; é possível? analu.pandorf@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Pode enviar o gabarito para meu e-mail.
    queilameloni@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Pode enviar o gabarito para meu e-mail.
    queilameloni@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Parabéns. Pode enviar-me o gabarito? andriaslive@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Alguém me envia o gabarito por favor ?????????

    ResponderExcluir
  19. Gostaria que me enviasse o gabarito.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom esse trabalho !!
    gostaria do gabarito por favor se possível me enviar pinheiroantonio094@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Envie o gabarito para mim, por favor!
    cleidilandia84@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Alguém poderia enviar o gabarito para mffprades@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Poderia me passar o gabarito vicrismaia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Alguém poderia me enviar o gabarito
    Clarinepaz3@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Boa noite. Quem é o autor do texto?

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito do texto. Esse bimestre estamos trabalhando este gênero. Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Também gostaria de saber o autor do texto.

    ResponderExcluir
  29. Alguém tem o gabarito para me enviar ?

    ResponderExcluir
  30. Oi, alguém pode me enviar o gabarito?

    ResponderExcluir
  31. mim ajudar que eu não tou conseguindo responder não

    ResponderExcluir
  32. Vcs poderiam me passar o gabarito no email grasisandrini@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  33. Poderia enviar o gabarito? ismael.ia453@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. poderia enviar o gabarito para buxexinha1212@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Boa noite!por favor, Gostaria do gabarito para soraya.neves2017@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Bom dia!
    Amei a proposta de atividade. Por favor envie o gabarito para dilvacyg@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Gostaria de receber o gabarito se possível, obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Adorei o texto gostaria de receber o gabarito

    ResponderExcluir
  39. Me envia o gabarito no meu e-mail luanpereiralp468@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. me envie o gabarito pra mim conferir se esta correto minhas respostas, por favor

    ResponderExcluir
  41. Amei o texto, por favor envie-me o gabarito. edineiamedeiros58@gmail.com

    ResponderExcluir