sexta-feira, 30 de novembro de 2012

VOCATIVO


1. Leia um trecho do poema de Mario Quintana.

Noturno citadino
Um cartaz luminoso ri no ar.
Ò noite, ó minha nega
toda acesa
de letreiros!... Pena
é que a gente saiba ler... Senão
tu serias de uma beleza única
inteiramente feita
para o amor dos nossos olhos.
Mario Quintana. Esconderijos do tempo. São Paulo: Globo, 1995.
a) Que aspectos da cidade são apresentados no poema?
b) Por que o eu lírico lamenta o fato de as pessoas saberem ler?
c) A quem o eu lírico se dirige?
d) Como o eu lírico se refere a seu interlocutor?
e) O eu lírico se dirige a seu interlocutor usando uma expressão carinhosa. Qual é essa expressão?
f) Classifique as palavras usadas pelo eu lírico para se dirigir a seu interlocutor.
g) No poema, há uma expressão que atribui sentimentos comportamento humano a um ser inanimado. Qual é essa expressão?

2. Leia a letra da canção.
Toada
Vem, morena,
Ouvir comigo esta cantiga
Sair por esta vida aventureira
[CD] Sem limite. Boca livre Duplo. Universal Music, 2001.

a) A quem o eu lírico se dirige?
b) O que ele espera que a pessoa a quem ele se dirige faça?
c) Identifique o vocativo e a função dele nesses versos.

3. Leia a primeira estrofe de “Mar português”, de Fernando Pessoa.

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

a) Quais são os vocativos presentes nesta estrofe?
b) Em que posição se encontram no verso?
c) Quais foram as pontuações usadas para separar os vocativos?

Um comentário: